Nos dias 10 e 11 de julho de 2024 as Juventudes que compõem a Rama estiveram reunidas na Casa Familiar Rural (CFR) de Açailândia, em um encontro cheio de partilhas, aprendizados, forças e alegria.
O evento teve como tema "Juventudes, diversidades e a educação do campo no enfrentamento às mudanças climáticas", com espaços de diálogo e intercâmbio de saberes, entre territórios, gêneros e gerações.
Juntas(es/os) aprendemos um pouco mais sobre o imenso universo das diversidades e lutas que envolvem a questão de gênero e as lutas da comunidade LGBTQIAPN+, nos propondo a construir caminhos de combate a todo tipo de violência e opressão em nossos territórios.
Dialogamos também sobre a importância da educação do campo, que atravessa as vivências de formação de muitas juventudes presentes e que cumpre importante papel na transformação de realidades locais e no fortalecimento dos movimentos sociais de base.
A partir desses lugares, debatemos também sobre as mudanças climáticas e os inúmeros desafios observados pela juventude, tendo em vista que o Maranhão tem sido palco de conflitos por terra, onde grandes empresas e fazendeiros invadem e envenenam os territórios, tentando expulsar suas comunidades e gerando doença e morte para o povo.
Mas as juventudes e suas comunidades seguem em luta, por território livre, por soberania alimentar e justiça climática, em defesa da natureza e da vida!!!
Se o campo não planta, a cidade não janta! Se o campo não roça, a cidade não almoça!!!
É a juventude organizada construindo poder popular e bem viver!!! ✊🏽✊🏼✊🏾
Imagens: Marciel Pires, Matheus Alwes, Luana Appel e coletividades
~~~
O evento foi organizado pelo GT de Juventudes da Rama com a Coalizão Agroecologia para Proteção das Florestas da Amazônia (Rama, Acesa, Gedmma, Tijupá e JNT) com apoio do MIQCB.
Comentarios